Sabemos que para um EPI cumprir sua função de proteção e segurança à saúde e integridade física do trabalhador é necessário que ele esteja em bom estado de conservação e apto para uso. Sendo assim, é importante observar a validade e a vida útil desse EPI.
A Validade do EPI é o período predeterminado no qual o fabricante garante que todas as funcionalidades do equipamento estão de acordo com os parâmetros técnicos e de qualidade para o efetivo controle dos riscos.
É importante muita atenção do setor de segurança do trabalho nesse sentido, para realizar as análises necessárias nos EPIs da empresa e garantir que os trabalhadores estejam utilizando equipamentos em bom estado de conservação.
Percebe-se que validade e vida útil do EPI são coisas diferentes, mas que possuem uma relação. Por isso, além de observar o prazo de validade, é de extrema importância ficar atento à vida útil dos EPIs.
Porém, existem alguns hábitos favorecem a manutenção dos equipamentos de proteção por mais tempo, são eles:
• Higienização correta e frequente;
• Armazenamento em ambientes compatíveis com o material do equipamento;
• Utilização restrita para atividades no ambiente de trabalho.
Bom, agora que você já sabe a diferença entre validade e vida útil do EPI, assim como os melhores hábitos para aumentar a vida útil do seu equipamento, fica mais fácil perceber como esse assunto de segurança é importante.
São vários fatores que influenciam na qualidade da segurança fornecida pelos equipamentos de proteção. Com isso, vale destacar que a compra de um EPI não deve ser considerada custosa ou desnecessária, porque, são esses equipamentos os responsáveis pela garantia da sua saúde e qualidade de vida na atividade laboral.
Aqui, na Libertas Comércio de EPIs você encontra os melhores EPIs para manter a sua segurança em dia.